Coordenador : Lidia Santos Soares
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 393917.2206.49222.24062023
Departamento/Setor: REN
Área Temática : Saúde
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Comunidade acadêmica: Docentes e Discentes Convidados Participantes externos
Local de atuação: UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DE RIO DAS OSTRAS (DIA 17/05 PRESENCIAL E DIA 18/05 O EVENTO SERÁ ON LINE EM LINK DISPONIBILIZADO APÓS INSCRIÇÃO DO ALUNO).
Objetivo
Objetivo Geral: Promover o debate da temática central do evento, a valorização do trabalho da enfermagem com desenvolvimento sustentável e bem viver Objetivos específicos: - Promover interação com entidades representativas da Enfermagem, instituições de ensino e os diferentes serviços de saúde, destacando a importância do trabalho da enfermagem e sua interface com a sustentabilidade e o bem viver. - Possibilitar aos discentes participação em evento científico divulgando a profissão e o conhecimento científico da enfermagem.
Resumo
A Semana da Enfermagem é um evento anual que ocorre em todo o mundo para homenagear e celebrar a contribuição dos enfermeiros na área da saúde. Normalmente, essa semana ocorre na semana em torno do dia 12 de maio, que é o Dia Internacional da Enfermagem e o aniversário de Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. Durante a Semana da Enfermagem, são realizadas diversas atividades, incluindo palestras, workshops, seminários e campanhas de conscientização para promover a importância dos cuidados de enfermagem na melhoria da saúde da população. Além disso, também são realizadas homenagens aos enfermeiros que se destacaram em suas atividades. A Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn Nacional já está divulgando a Programação da 84ª Semana Brasileira de Enfermagem realizada no período de 12 a 20 de maio de 2023 com o tema central Valorização do trabalho da Enfermagem com desenvolvimento Sustentável e bem Viver EIXO 1 – Ação política da enfermagem para o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento das iniquidades sociais; EIXO 2 – Sustentabilidade das políticas públicas para a redução de desigualdades e bem viver; EIXO 3: Sustentabilidade da enfermagem com ênfase no fortalecimento ético, estético, técnico, político e científico necessários à luta pela valorização e reconhecimento social da Enfermagem) O tema da XVII Semana da Enfermagem do Departamento de Enfermagem (REN) da Universidade Federal Fluminense de Rio das Ostras intitula-se Valorização do Trabalho da Enfermagem com desenvolvimento sustentável e bem viver e será realizada nos dias 17 e 18 de maio de forma híbrida.